Apple pretende se livrar das telas Samsung no iPhone.

Tela Samsung no iPhone.

Que as telas do iPhone X é fabricado pela Samsung todos nós já sabíamos, porém recentemente há indícios de que a própria Apple estaria iniciando a fabricação de telas para abandonar de vez as tela Samsung no iPhone.

Segundo informações, a Apple estaria usando uma instalação secreta para fabricação próximo a sua sede na Califórnia, inicialmente produzindo poucas quantidades de telas usadas apenas para testes.

A tecnologia utilizada pela Apple seria a de telas MicroLED na qual usa compostos emissores de luz diferente das telas OLED, hoje fabricadas pela Samsung. Essas telas também prometem ser mais finas e terem mais brilho na geração de imagem.

De acordo com pessoas a par da situação, que pediram anonimato ao comentar do projeto, a gigante da tecnologia estaria fazendo um investimento significativo, e por sua complexidade na produção o projeto quase foi abandonado a mais ou menos um ano, mas como os engenheiros progrediram e está em fase avançada acreditamos que saia algo de concreto nos dispositivos Apple. Mesmo que tenham sucesso na produção de telas MicroLED a estimativa é que leve alguns anos para serem comercializadas.

O projeto das telas MicroLED é uma tentativa da Apple desenvolver suas próprias telas, sendo que os chips internos já são de fabricação própria, como é o caso do AP (Apple Processor), processador principal utilizados em seus dispositivos. Caso o projeto tome forma e realmente funcione acreditamos que a longo prazo prejudicaria as empresas que hoje fornecem telas para os dispositivos Apple, como Samsung Electronics, Japan Display, Sharp e LG Display, a empresas como a Synaptics, que produzem telas de interface para chips. Também poderia afetar a Universal Display, uma das principais desenvolvedoras da tecnologia OLED.

Produção atual

Atualmente, os smartphones e outros dispositivos usam tecnologia de telas padrão. A tela do Apple Watch é feita pela LG Display, como também a do telefone Pixel fabricado pelo Google, que é maior. O iPhone X, o pioneiro da Apple a ter OLED, usa tecnologia das tela Samsung no iPhone. As fabricantes de telefone ajustam as telas às suas especificações, e a Apple há anos calibra as telas do iPhone para aumentar a precisão de cores. No entanto, esta é a primeira vez que a Apple projeta telas do início ao fim.

Controlar a tecnologia MicroLED com certeza ajudaria a Apple a se destacar no mundo dos smartphones, sendo que desde a morte de Steve Jobs muitos alegam que a empresa perdeu diferencial diante dos seus concorrentes, prova disso é que hoje está atrás na Amazon no quesito mais valiosa do mundo.

Segundo informações a Apple deve produzir as telas durante desenvolvimento e teste do projeto, depois provavelmente terceirizará a produção de sua nova tecnologia de tela para minimizar o risco de prejudicar seus resultados por problemas de fabricação. Uma das fontes alega: “Nós investimos muito dinheiro nessa instalação. Ela é grande o suficiente para as etapas de engenharia [e] nos permite manter tudo em casa durante os estágios de desenvolvimento.” Com certeza é mais interessante manter essa tecnologia longe dos concorrentes para tentar se destacar no mercado das telas.

Uma porta-voz da Apple preferiu não comentar.

 

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão não deixe de nos contactar

Fonte: Exame

Assine nossa newsletter para receber as novidades