O que é a assinatura do iOS?

O que nos interessa saber sobre Assinatura do iOS? Muitos usuários se arrependem de atualizar o iOS no seu iPhone ou iPad, pelo fato da atualização por vezes trazer problemas de lentidão, travamentos ou incompatibilidade com alguns aplicativos. A vontade natural é querer voltar para a versão antiga, mas quando se tenta a reinstalação, o iTunes mostra um aviso de erro, permitindo apenas instalar a última versão do sistema.

Isso acontece porque a Apple implementou um sistema de assinaturas no firmware do iOS para só permitir instalar versões que ela autorize. Neste artigo explicaremos melhor isso.

Downgrade

Desde o começo, a Apple se valeu de uma artimanha para desincentivar no iPhone o chamado downgrade, que é a instalação de uma versão do sistema anterior da que já está instalada. Ela ativou a necessidade de uma assinatura digital no momento em que o iTunes se conecta com o servidor para validar a atualização. Se o firmware daquela versão tiver a assinatura ativa, a instalação é feita, caso contrário, o processo é interrompido.

Quando a Apple para de assinar uma versão, esta não pode mais ser instalada no iPhone ou iPad. Geralmente quando uma nova atualização é lançada, a versão anterior permanece alguns dias ainda assinada, como precaução caso alguma coisa dê errado. Mas é normal a empresa parar de assinar o firmware antigo depois de um tempo, para não permitir mais o downgrade.

 

Mas por que ela faz isso?

Bem, uma das razões prováveis era dificultar o jailbreak, que tempos atrás era bem mais popular e necessário do que hoje em dia. A outra razão seria facilitar a experiência do usuário, pois fazer downgrade não é algo para iniciantes, visto que o backup de uma versão superior fica incompatível com versões anteriores e isso poderia causar perda de dados, fotos, etc.

 

Como saber se a assinatura ainda é válida?

Há alguns sites que listam as versões que estão ou não assinadas, para facilitar a vida do usuário. Um deles é o ipsw.me.

No exemplo da imagem acima, o site indica que é possível ainda instalar o iOS 11.2 (em verde) em um iPhone 6s Plus mesmo que ele já esteja com o iOS 11.2.2. Porém, caso o usuário tente instalar a versão 11.0.3 (que está em vermelho, não assinada), não conseguirá finalizar o processo.

 

Portanto, via de regra, você não pode voltar a versão do sistema do seu iPhone ou iPad para outra antiga que não seja mais assinada pela Apple.

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão não deixe de nos contactar

Assine nossa newsletter para receber as novidades