Apple se pronuncia sobre a polêmica referente a problemas de bateria.

polêmica iniciada na semana passada por um post no Reddit voltou à tona. Após novos testes realizados pelo criador do app Geekbench, e tomou uma proporção tal que fez a Apple vir a público tratar da questão dos iPhones rodando mais lentos.

Resumidamente, pela primeira vez conseguiu-se provar, por números, que iPhones com baterias antigas/desgastadas rodam mesmo mais lentos do que o esperado. E, à primeira vista, o grande público pode entender essa medida como uma clássica técnica da chamada “obsolescência programada”.

Segue abaixo o que a Apple declarou ao TechCrunch:

Nossa meta é entregar a melhor experiência para consumidores, o que inclui a performance geral e o prolongamento da vida dos seus dispositivos. Baterias de íons de lítio se tornam menos capazes de fornecer picos de demandas de corrente em condições frias, com uma carga de bateria baixa ou à medida em que envelhecem com o tempo, o que pode ocasionar em um dispositivo desligando-se inesperadamente para proteger seus componentes eletrônicos.

No ano passado nós lançamos um recurso para o iPhone 6, o iPhone 6s e o iPhone SE para suavizar os picos instantâneos apenas quando necessário, a fim de prever que o dispositivo desligue inesperadamente nessas condições. Nós agora estendemos esse recurso para o iPhone 7, com o iOS 11.2, e planejamos adicionar suporte para outros produtos no futuro.

A declaração explica claramente o porquê de esses aparelhos não atingirem mais as pontuações de benchmarks que normalmente atingem, com uma bateria nova. Isso é proposital; a depender do estado da bateria, ela simplesmente deixa de ser capaz de fornecer corrente suficiente para certas tarefas muito pesadas no aparelho. E testes de benchmarks são um prato cheio para isso.

 

Suavizações

Mas, apesar disso, o que não é para acontecer nesses dispositivos é que a performance do dia-a-dia seja afetada. Como a declaração da Apple explica, a ideia é simplesmente suavizar os picos de processamento de forma que o aparelho continue funcionando, sem prejudicar seus componentes internos e evitando que ele desligue antes de a bateria de fato estar drenada.

O que deve acontecer, em muitos casos, é que a bateria realmente já passou do estágio de desgaste em que essas “suavizações” implementadas pela Apple no iOS não são tão perceptíveis. Quanto pior o estado da bateria, maior a necessidade de reduzir esses picos de processamento e, cada vez mais, a performance geral do aparelho é prejudicada. Até, obviamente, que a sua bateria seja substituída.

Tudo isso que está acontecendo é uma ótima notícia para nós, consumidores. Tanto quanto a Apple se pronunciou hoje, é possível que daqui para a frente ela se torne mais transparente em relação a isso e até implemente avisos/alertas no iOS de maneira a orientar melhor o usuário comum. Até porque a maioria das pessoas não acompanham sites de tecnologia como o nosso e continuará sem ter conhecimento de todas essas informações.

Logo após essa declaração da Apple, a mesma se desculpa com os cliente como pode ser conferido aqui.

 

Fonte: MacMagazine

Assine nossa newsletter para receber as novidades