Como usar novas funções no iPhone X

Sempre que a Apple lança um novo modelo do iPhone novas funções são acopladas. Com o lançamento do iPhone X, anunciado em setembro de 2017, não foi diferente. Como diversos de nossos clientes nos questionam sobre as novas funções no iPhone X fizemos essa matéria destacando o que achamos mais relevantes e como usar as funções.

 

Face ID

A grande diferença na forma de desbloqueio de tela e aprovação de transações de segurança no iPhone X é o Face ID, anteriormente era utilizado o Touch ID. O código de usuário continua valendo para casos aonde não é possível ler o Face ID ou caso ocorra algum problema com essa função.

Quando a tela está bloqueada aparece o cadeado travado e ao desbloquear via Face ID o cadeado destrava, conforme imagem abaixo.

Dentro do menu AJUSTES > FACE ID E CÓDIGO,  temos opções de configurações avançadas e destacamos as opções de “Exigir atenção para o Face ID”, com essa função ativa a câmera TrueDepth irá verificar se você está olhando para o iPhone antes de desbloquear, aumentando assim a segurança.
Também é possível configurar quais Apps podem ser acessados após liberação pelo Face ID, uso essa função para Apps de bancos facilitando assim a sua abertura e não sendo necessário digitar diversas senhas, tarefa essa que muitas vezes é demorada e chata. Outra função integrada do Face ID é com o Apple Pay, na qual nos permite pagar o que quisermos apenas com um olhar para a tela.

Fizemos os testes para liberar o iPhone X via Face ID com uso de óculos. Quando usamos óculos de grau ou de sol sem a lente espelhada funcionou normalmente, porém quando colocamos óculos com a lente espelhada o Face ID não consegue fazer a leitura da face com segurança e consequentemente não libera o iPhone.

 

Animoji

A nova função de animoji para os usuários do iPhone X trouxeram animação para os emojis convencionais. A câmera TrueDepth é capaz de fazer uma leitura facial do usuário e fazer a animação dos personagens disponíveis na função. Para acessar essa função basta fazer o seguinte caminho:

  1. Abra o app Mensagens e crie uma nova mensagem ou toque em uma existente.
  2. Toque em  e em .
  3. Escolha um Animoji no lado esquerdo da tela. Você também pode tocar em  para ver o Animoji em tela cheia.
  4. Olhe direto para o iPhone X e posicione seu rosto dentro do quadro.
  5. Para iniciar a gravação, toque em . Para terminá-la, toque em . É possível gravar até dez segundos.
  6. Para pré-visualizar o Animoji, toque em . Para escolher um Animoji diferente usando a mesma gravação, toque em um Animoji. Para excluir o Animoji, toque em .
  7. Para enviar, toque em .

 

Novos gestos

Conforme toda a mudança de Design no iPhone X principalmente no formato da tela, mudou também a forma de utilizarmos algumas funções. Além da mudança no formato da tela não temos mais o botão home e essa alteração também afetou a forma de como usamos nosso iPhone X. Para isso temos abaixo as principais mudanças que sentimos necessário elencar nessa matéria:

  • Arrastar de baixo para cima:

    Esse gesto substitui o botão home. Ao arrastar de baixo para cima em qualquer tela, o iOS entende que você quer voltar para a tela inicial.

  • Multitarefa:

    Para acessar a aba de aplicativos abertos você deve arrastar de baixo para cima e segurar por aproximadamente 1 segundo.

  • Fechar apps:

    Após acessar o multitarefa, para fechar os aplicativos você deve segurar em cima de qualquer um deles que no canto superior esquerdo aparecerá um sinal de menos dento de um circulo vermelho, basta clicar em cima desse sinal que fechará o aplicativo desejado.

  • Trocando de aplicativos:

    Você pode trocar de aplicativo ao deslizar para o lado aquela linha que fica na parte de baixo da tela em todos os apps.

  • Central de Controle:

    Devido aos novos gestos, agora para acessar a central de controle temos que puxar para baixo o topo superior direito da tela.

  • Central de Notificações:

    As notificações e os widgets são acessadas ao puxar o topo da tela para baixo (menos se for no canto superior direito conforme comentamos no item acima)

  • Alcançabilidade:

    a função que faz a tela baixar para você conseguir tocar no topo com apenas uma mão ganha uma nova forma de funcionar no X. Basta colocar o dedo na parte de baixo da tela e arrastá-lo para baixo.

  • Câmera na tela bloqueada:

    Da mesma forma como em outros modelos para acessar a camera quando o iPhoe está bloqueado basta simplesmente deslizar do lado direito para o esquerdo. No iPhone X tem um botão que também acessa a câmera simplesmente apertando com mais força (3D Touch);

  • Toque para despertar:

    Para aparecer imagem na tela quando a mesma está bloqueada basta tocar na tela que ela já ira acender, se você estiver de frente com o aparelho o Face ID irá fazer a leitura da sua face. Como os gestos os botões laterais também mudaram um pouco, Para desligar completamente o aparelho você precisa apertar o botão de repouso e com o botão de aumentar volume, juntos. Essa função foi alterada pois com a retirada do botão frontal, agora o botão de repouso serve para ativar a Siri, ou seja, para acessa-la basta deixar pressionado o botão de repouso.
    Para tirar foto da tela, o famoso print screen basta apertar rapidamente o botão de repouso e o botão de aumentar volume.

As mudanças foram tantas que a Apple fez um vídeo divulgando essas alterações, uma espécie de guide tour, algo que ela só faz em dispositivos desconhecidos. O ultimo guide tour feito para iPhone foi no modelo de 2ª geração, o iPhone 3G. Segue abaixo o vídeo:

 

 

Display OLED e Câmera

É bem notório a melhoria na qualidade de imagem gerada pelo display OLED, durante o uso percebemos que o preto realmente é preto, porque essa tecnologia permite que os pixels negros não seja acendidos função essa que inclusive ajuda na autonomia da bateria. A função True Tone adapta as cores de acordo com o ambiente em que estamos, algo que aumenta a qualidade da imagem na qual está sendo gerada na tela do iPhone X.

Outro ponto a ser comentado é que a câmera, tanto traseira quanto frontal, melhorou absurdamente. Na traseira o Modo Retrato (disponível no iphone 7 Plus), a nova função Iluminação de Retrato e o modo Luz de estúdio com certeza são adicionais que os usuários terão que testar para ver em quais situações se adequam. As fotos noturnas com o Flash Ativo também melhorou o resultado final. Já na câmera frontal os famosos “Selfies” permite uma maior qualidade por causa do mesmo Moto Retrato da câmera traseira. É possível também com a câmera frontal do iPhone X tirar fotos com o fundo desfocado e usar a função Iluminação de Retrato.

Outro ponto interessante é a função HDR para vídeos, que deixa a imagem mais nítida e agradável de assistir. Percebe-se bastante a diferença assistindo videos em aplicativos que o conteúdo oferece compatibilidade com HDR, como alguns vídeos no Netflix.

 

Carregamento Sem Fio

A nova função de carregamento sem fio compatível com as bases de carregamento por indução Qi com certeza é um grande diferencial. Para usar essa função basta apoiar sobre uma base que o aparelho começa a recarregar a bateria sem a necessidade de algum cabo conectado. A velocidade de carga não é rápida quando por cabo porém a comodidade de carregamento com certeza e um ponto positivo no iPhone X (também disponível no 8 e 8 Plus).

 

Considerações

Ao usarmos o iPhone X por uma semana os pontos acima mencionados são que sentimos maior diferença no uso e diferencial para esse modelo. Com certeza cada usuário que tem contato com o novo modelo da Apple tem suas primeiras impressões. Esperamos que com essa matéria possamos ajudar quem tem o primeiro contato com o iphone X a lidar com essa mudanças.

 

Qualquer dúvida ou sugestão não deixe de nos contactar.

 

Fonte: Blog do iPhone; Apple; Techtudo.

 

Assine nossa newsletter para receber as novidades