Como monitorar a perca de produtividade no Smartphone?

Com a facilidade de termos tudo na palma da mão pelo Smartphone podemos agilizar diversas tarefas do nosso dia-a-dia, porém temos que cuidar para não perdermos produtividade, principalmente com as notificações e redes sociais. Veremos nesse post como podemos ficar longe das distrações do Smartphone

Segundo indica pesquisa da associação de marketing móvel MMA, publicada em setembro de 2016, realizada pela Millward Brown Brasil e NetQuest, o brasileiro passa em média 3h14 por dia conectado com o celular. Considerando apenas os jovens da geração millenials, a média é de 4h por dia conectado à Internet em um aparelho móvel. Claro que esses números são a média, há pessoas que ficam muito mais tempo conectados e outras muito menos tempo.

Pensando em ter maior controle de como usamos o Smartphone foi criado um App, disponível apenas par Android, chamado Quality Time. Dentro do aplicativo tem ferramentas para melhorar a administração do tempo, como por exemplo, o usuário pode criar um perfil em que o acesso a aplicativos nas quais é mais propicio a distração, como as redes sociais, fica bloqueado durante o horário de trabalho.

Como usar o Aplicativo?

Abaixo temos um passo a passo de como usar o aplicativo.

 

1. Ao baixar o aplicativo na PlayStore, crie uma conta ou acesse por meio da conta do Facebook. Em seguida, será mostrada uma introdução. Passe até a última tela e toque em “Começar agora”.

2. Após tocar em “Permitir”, escolha o Quality Time na lista e habilite por meio da chave, conforme imagem.

3. Na tela inicial, você encontrará as estatísticas relativas ao uso diário e semanal do seu celular. Para verificar o uso semanal, arraste o dedo para baixo. Já ao deslizar para o lado, você vê o tempo gasto em cada aplicativo. Deslizando mais uma vez, verifica-se também a quantidade de vezes em que o aparelho foi bloqueado e desbloqueado no período.

4. Ao concluir que o uso de algum aplicativo está precisando de uma “dieta”, é possível programar um alerta de uso excessivo. Ao tocar no aplicativo nas estatísticas, clique em “Definir alerta de uso”. Então, é só escolher um tempo limite, e o aplicativo avisará quando ele for excedido.

5. Em “Configurações”, é possível criar perfis de uso do Smartphone, um para casa e outro para trabalho, por exemplo. Ao configurar, você escolhe o nome do perfil, os aplicativos permitidos para uso nele e se deseja bloquear notificações e chamadas, enquanto estiver usando.

6. Entre na opção “Faça uma pausa” e determine o tempo em que usará aquele perfil, com acesso limitado aos apps, de acordo com as suas configurações. Toque em “Começar”.

Nesta tela também, na parte inferior, há três opções: na esquerda, o ícone que direciona ao telefone; no meio está a lista de aplicativos que você autorizou para aquele perfil; e à direita, o botão que permite sair da função e voltar a usar o celular, normalmente. Ali, você pode adicionar um tempo de bloqueio como penalidade por ter saído da função antes do horário.

Esperamos que essa dica lhe ajude a ganhar produtividade no seu dia-a dia. Caso tenha alguma sugestão de matéria nos envie sua sugestão.

Fonte: Tecmundo, Exame.

Assine nossa newsletter para receber as novidades