Como localizar Smartphone em caso de PERDA ou ROUBO?

Saiba que se ocorrer uma eventual perda do dispositivo ou até um possível roubo você pode localizar Smartphone. Todos sabemos que não conseguimos mais viver longe do nosso Smartphone até pelo fato de estarmos conectados o tempo todo.

Se perdemos nosso aparelho obviamente que podemos tentar ligar para ele e achamos de acordo com o toque telefônico, mas se está no silencioso e sem a função vibrar? Ai literalmente lascou!!

Mas o GPS estando acoplado no dispositivo móvel ficou mais fácil de localiza-lo, seja ele Android ou iOS. Abaixo explicamos o passo a passo de como usar essa função.

 

Android

No dispositivo com sistema operacional Android vamos seguir os passos abaixo, lembramos que para encontrarmos o dispositivo com facilidade o mesmo deve estar:

  • ligado;
  • conectado a uma Conta do Google;
  • conectado aos dados móveis ou ao Wi-Fi;
  • visível no Google Play;
  • com a opção “Local” ativada;
  • com o Encontre Meu Dispositivo ativado.

Configurando

Para verificar a configuração do seu dispositivo, vamos seguir os passos abaixo:

Passo 1: verificar se a visibilidade do Google Play está ativada
Se você ocultar um dispositivo no Google Play, ele não será exibido em Encontre Meu Dispositivo. Para mostrar um dispositivo:
  1. Abra play.google.com/settings.
  2. Em “Visibilidade”, escolha o dispositivo.

Passo 2: verificar se a localização está ativada

  1. Abra o app Config. App Config. do dispositivo.
  2. Toque em Segurança e localdepoisLocal. Se a opção “Segurança e local” não estiver disponível, toque em Local.
  3. Ative o Local.
Passo 3: verificar se o Encontre Meu Dispositivo está ativado
Se você desativou o “Encontre Meu Dispositivo”:
  1. Abra o app Config. App Config. do dispositivo.
  2. Toque em Segurança e local. Se essa opção não estiver disponível, toque em Google depois Segurança.
  3. Toque em Encontre Meu Dispositivo.
  4. Ative a opção Localizar remotamente o dispositivo e Permitir bloqueio e limpeza remotos.

Se você tem um tablet que compartilha com outras pessoas, somente o proprietário do tablet pode alterar essas configurações.

Confirmando a configuração

Feito a configuração acima, podemos fazer um teste e tentar localizar o dispositivo e dessa forma teremos a certeza que es´ta configurado corretamente. Para isso vamos fazer o seguinte:

  1. Acesse android.com/find.
  2. Faça login na sua Conta do Google.
    Observação: se o dispositivo tem mais de um perfil de usuário, faça login com uma Conta do Google que esteja no perfil principal. Saiba mais sobre perfis de usuário.
  3. Se você tem mais de um dispositivo, clique neste dispositivo, na parte superior da tela. Se o seu dispositivo apareceu nesse menu significa que ele pode ser localizado online.

Dica: se você vinculou seu smartphone ao Google, é possível encontrá-lo ou fazê-lo tocar pesquisando por “ENCONTRAR MEU DISPOSITIVO” em google.com.br.

Localizar Smartphone

Ao localizar o dispositivo você pode além de encontra-lo, também bloquear, limpar remotamente,  ou apenas receber uma notificação para caso tiver perdido o aparelho em uma sala e quer achar ele irá tocar. Para isso você deve fazer o seguinte:

  1. Acesse android.com/find e faça login na sua Conta do Google.
    • Se você tem mais de um dispositivo, clique no dispositivo perdido na parte superior da tela.
    • Se o dispositivo perdido tem mais de um perfil de usuário, faça login com uma Conta do Google que esteja no perfil principal.
  2. O dispositivo perdido recebe uma notificação.
  3. No mapa, veja a localização aproximada do dispositivo.
    • A localização é aproximada e pode não ser exata.
    • Se não for possível encontrar o dispositivo, você verá o último local conhecido dele, se estiver disponível.
  4. Decida sobre o que você quer fazer. Se necessário, clique em Ativar bloqueio e limpar.
    • Tocar som
      Faz o dispositivo tocar no volume máximo por cinco minutos, mesmo que ele esteja no modo silencioso ou no modo de vibração.
    • Bloquear
      Bloqueia o dispositivo com seu PIN, padrão ou senha. Caso não tenha um bloqueio, é possível configurar um. Para ajudar uma pessoa a devolver o dispositivo a você, adicione uma mensagem ou número de telefone à tela de bloqueio.
    • Limpar
      Exclui permanentemente todos os dados no seu dispositivo (mas não exclui cartões SD). Depois que você limpa o dispositivo, o app Encontre Meu Dispositivo deixa de funcionar nele.
      Importante: se você encontrar seu dispositivo após a limpeza, é provável que necessite da senha da Conta do Google para usá-lo novamente.

iOS

Para os usuários de iPhone, iPad e iPod Touch também há a possibilidade de encontra-lo, para isso temos que configurar corretamente o iCloud e o iDevice. Vale lembrar que no dispositivo dentro do menu do iCloud em Ajustes tem que ter a função BUSCAR IPHONE ativa, além de deixar a LOCALIZAÇÃO ativa para a função BUSCAR IPHONE e o dispositivo tem que ter acesso a internet para se comunicar com iCloud, seja por dados ou wifi.

 

Localizando e bloqueando

  1. Inicie a sessão em icloud.com/find usando um Mac ou PC ou use o app Buscar iPhone em outro iPhone, iPad ou iPod touch.
  2. Localize seu dispositivo. Abra o Buscar iPhone e selecione um dispositivo para visualizar a localização dele no mapa. Se o dispositivo estiver próximo, será possível fazer com que reproduza um som para ajudar você ou a pessoa mais próxima a encontrá-lo.
  3. Ative o Modo Perdido. Usando o Modo Perdido, você pode bloquear o dispositivo remotamente com um código de acesso (para cancelar o modo perdido ao achar o dispositivo insira o código de acesso no dispositivo), exibir uma mensagem personalizada com seu número de telefone na tela bloqueada do dispositivo perdido e rastrear a localização do dispositivo. Se você tiver adicionado cartões de crédito, de débito ou pré-pagos ao Apple Pay, a opção de fazer pagamentos usando o Apple Pay no dispositivo será suspensa quando você ativar o Modo Perdido.
  4. Registre uma ocorrência sobre o dispositivo perdido ou roubado na polícia. A polícia poderá solicitar o número de série do dispositivo, para ajudar a encontra-lo você pode acessar esse link.
  5. Apague seu dispositivo. Apague remotamente o dispositivo perdido para evitar que outra pessoa acesse os dados nele. Ao apagar o dispositivo, todas as informações (inclusive as informações de cartões de crédito, de débito e pré-pagos do Apple Pay) serão apagadas do dispositivo e não será mais possível localizá-lo usando o Buscar iPhone. Após apagar um dispositivo, não é possível rastreá-lo. Se você remover o dispositivo de sua conta após apagá-lo, o Bloqueio de Ativação será desativado. Isso permite que outra pessoa ative e use seu dispositivo.
  6. Informe a perda ou o roubo do dispositivo à operadora de celular para que sua conta possa ser desativada, impedindo a realização de ligações, o envio de mensagens de texto e o uso de dados. O dispositivo pode estar coberto pelo plano da operadora de celular.

    Dica:

    Se você usar o Compartilhamento Familiar, qualquer familiar poderá ajudar a localizar o dispositivo perdido de outro familiar. Basta pedir para um familiar iniciar uma sessão no iCloud com o ID Apple dele e qualquer dispositivo associado à conta do Compartilhamento Familiar poderá ser localizado.

    E se o dispositivo estiver desligado ou offline?

    Se o dispositivo perdido estiver desligado ou offline, ainda será possível colocá-lo no Modo Perdido, bloqueá-lo ou apagá-lo remotamente. Na próxima vez que seu dispositivo ficar online, essas ações entrarão em vigor. Caso você remova o dispositivo da conta enquanto ele estiver offline, todas as ações pendentes serão canceladas.

    Se o recurso Buscar iPhone não estiver ativado no dispositivo perdido

    Se você não ativou o Buscar iPhone antes da perda ou do roubo do dispositivo, não será possível usar o recurso para localizá-lo. No entanto, siga estas etapas para ajudar a proteger seus dados:

    1. Altere a senha do ID Apple. Ao alterar a senha do ID Apple, você impede que outra pessoa acesse seus dados do iCloud ou use outros serviços (como o iMessage ou iTunes) no dispositivo perdido.
    2. Altere as senhas de outras contas da Internet usadas no dispositivo. Entre elas estão contas de e-mail, Facebook ou Twitter.
    3. Registre uma ocorrência sobre o dispositivo perdido ou roubado na polícia. A polícia poderá solicitar o número de série do dispositivo. Localize o número de série do dispositivo.
    4. Informe a perda ou o roubo do dispositivo à operadora de celular. A operadora pode desativar a conta, impedindo que ligações sejam feitas com seu dispositivo, além do envio de mensagens de texto e o uso de dados.

    O Buscar iPhone é a única maneira de rastrear e localizar um dispositivo perdido ou roubado. Caso o Buscar iPhone não esteja ativado no dispositivo antes da perda, não há outro serviço da Apple que possa encontrar, rastrear ou sinalizar de alguma forma o dispositivo para você.

 

Esperamos que as dicas acima possam lhe ajudar a configurar corretamente seu Smartphone para que em caso de uma eventualidade de perda ou roubo possa facilitar a busca e o bloqueio do aparelho.

 

Qualquer dúvida não deixe de nos contactar.

Fonte: Apple, Google.

Assine nossa newsletter para receber as novidades