Celular molhou, e agora?
Meu celular molhou, tem conserto?
Com certeza se você não passou por isso, algum amigo ou parente já teve seu celular danificado por entrar em contato com liquido.
Em uma live realizada em nossa fanpage já falamos sobre esse assunto mas criamos abaixo um passo-a-passo de como proceder quando seu celular tiver contato com liquido.
Jamais coloque o celular para carregar!
Quando o celular molhou com certeza ficamos desesperados e logo queremos garantir que está tudo funcionando.
É natural tomarmos a pior ação de todas que é colocar o celular para carregar. Isso mesmo, a pior de todas. Mas porque?
Vamos la, vou explicar. Quando o celular molha ele teve contato com liquido, digamos que esse liquido é água da piscina.
Sabemos que água é condutora de eletricidade e ao colocarmos o celular para carregar estamos inserindo elétrons através do carregador para dentro do aparelho.
Por estar molhado internamente vai fechar “curto circuito” nos componentes internos danificando ainda mais o aparelho.
Nunca use secador de cabelo para secar o celular
Outro procedimento que não deve ser feito quando seu celular molhou é usar o secador de cabelo para secar o aparelho, ou até mesmo colocar sob calor excessivo embaixo do sol a 40º.
O fato de querer secar o aparelho colocando calor pode aquecer o display e queima-lo ou até mesmo danificar componentes internos do dispositivo.
Colocar dentro do Arroz: Mito ou Verdade?
Quem nunca ouviu falar que colocar o dispositivo dentro do arroz ajuda a salvar quando o celular molhou?
Você pode até ter usado essa tática e ter dado certo porém essa informação é MITO. Porque?
Bom, o arroz “puxa” umidade, consequentemente ele irá tentar “puxar” a umidade para si tirando assim a umidade de dentro do aparelho.
Mas acontece que essa umidade que ele “puxa” é superficial.
Dentro do celular existem blindagens que de proteção que essa ação do arroz não consegue fazer efeito.
Mas então o que devo fazer?
Bom, já que falamos de tudo que não devemos fazer vamos as boas práticas para ajudar a salvar seu celular quando o mesmo molhar.
O ideal é tirar a bateria fora do dispositivo, se você tem acesso obviamente.
Como a maioria dos dispositivos são com baterias internas o usuário não tem acesso a ela tente então desligar o celular.
O quanto antes leve para uma empresa que tenha equipamentos e ferramentas necessários para efetuar a desoxidação de celulares.
Uma dessas ferramentas é a banheira de ultrassom, dentro dela vai um liquido especifico para desoxidação e a placa do celular vai dentro da banheira.
Após o processo que dura geralmente de 24 a 48 horas a placa do celular é retirada, esperamos a secagem natural dela e analisamos os pontos mais afetados.
Muitas vezes uma simples desoxidação na banheira resolve a situação fazendo o aparelho voltar a funcionar e outras vezes é necessário algum outro tipo de manutenção.
A taxa de reparo no histórico de aparelhos oxidados dos nossos cliente é em torno de 50%
Espero que possamos lhe auxiliar com esse post, não deixe de visitar nossa Fanpage.
Escrito por Vanderlei Oliota.