Assistência técnica autorizada e especializada, qual a diferença?

Assistência técnica autorizada e especializada é a mesma coisa? Existe algumas diferenças entre elas, continue lendo abaixo que lhe explicaremos

 

Dúvida recorrente.

Acreditamos que por ter os nomes parecidos sempre surge essa dúvida por parte dos clientes, me recordo de todos os dias responder essa pergunta em nossos canais de comunicação.

Resumidamente assistência técnica autorizada presta serviços autorizados pelo fabricante durante a garantia do smartphone. Tem vínculo direto com o fabricante e se o seu dispositivo estiver em garantia você não terá custo. Cada fabricante tem sua política de reparo em garantia e você deve verificar qual é para seu smartphone

A definição para assistência técnica especializada, segundo o site do Procon SP  é: “A assistência técnica especializada é o estabelecimento comercial que presta serviços de manutenção, de forma onerosa, a determinados produtos, sem vínculo com o fabricante.”

Nossa assistência é especializada pois realmente nos especializamos em reparos gerais de smartphone mas principalmente reparos avançados em placas. Verifique sempre se a empresa que se intitula especializada realmente é especializada no setor que atua ou apenas colocou a palavra para chamar a atenção.

Então se o seu smartphone estiver em garantia e acontecer qualquer defeito é para a assistência autorizada que devemos levar.

O que muda na prestação de serviço?

Abaixo elencamos pontos que podem diferenciar uma da outra:

  • Qualidade
  • Agilidade
  • Preço
  • Perca de garantia

Vamos conhecer cada ponto? Continue no post e você entenderá. Vale ressaltar que cada fabricante tem sua política de trabalho quando se trata de assistência autorizada

 

Qualidade

Por ser assistência autorizada ela passa por diversos “testes” para conseguir se tornar uma prestadora de serviço autorizado pelo fabricante. Infelizmente em nosso dia-a-dia pegamos casos de aparelhos que vão para autorizada e voltam faltando algum parafuso ou blindagem interna. Na prática nem todas autorizadas prestam um bom serviço.

O mesmo ocorre com assistência técnica especializada, muitas empresas se intitulam especializadas mas não tem nem um técnico formado dentro da empresa. Acreditamos que deveria existir uma legislação e fiscalização para que ao menos tenha técnico responsável por cada assistência que seja formado e tenha comprovação do CREA, dessa forma teríamos a certeza de deixar nossos aparelhos realmente nas mãos de quem entende.

Como temos preocupação total com a qualidade na Vtek Assistência Técnica, temos técnico com formação comprovada pelo CREA. Passamos periodicamente por treinamentos de aperfeiçoamento avançado garantindo assim qualidade total na entrega do serviço.

 

Agilidade

Acreditamos que na assistência técnica autorizada muitas vezes o reparo pode demorar mais que o comum por se tratar de uma empresa que atende diversos casos em garantia.

Com certeza tem que repassar todos ao fabricante, até por motivo de verificar se realmente o aparelho está em garantia ou se não a perdeu devido a um mau uso.

A demora da resolução também pode estar ligada ao motivo de que muitas peças vem ao estoque da autorizada sob demanda para evitar custos de estoque para a empresa e também ao fabricante.

Pelos motivos citados acima acontece muito de ocorrer uma demora maior no prazo de entrega por parte da assistência técnica autorizada.

Já no modelo de assistência técnica especializada não depende de liberação de fabricante para efetuar o reparo ou enviar a peça para consertar o aparelho do cliente. Cada assistência especializada pode cuidar do seu estoque como bem entender.

Um ponto a frisar com relação a peças existe modelos de aparelhos que é mais difícil de conseguir peças para reparo, já falamos isso aqui no blog em outro post.

 

Preço

Mas se meu aparelho está em garantia vou ter que pagar algo para conserta-lo? Calma ai que já vamos explicar

Quando você leva seu smartphone em garantia para autorizada realizar o conserto todo o custo é pago pelo fabricante, sendo assim você não precisa gastar um real para ter ele em pleno funcionamento.

Mas as autorizadas também prestam serviços para aparelhos fora de garantia ou em aparelhos que perderam a garantia devido mau uso, seja ele queda, contato com liquido ou qualquer outro motivo.

No caso do dispositivo estar fora da garantia já a autorizada e especializada se equiparam no serviço. Temos que cuidar com a  qualidade da peça e preço e outros fatores que explicaremos no abaixo.

Acontece de serviços realizados em assistência autorizada com peça de má qualidade e faltando componentes internos.

 

Perca de garantia

Como falado acima, muitas vezes são negados reparos em aparelhos que estão dentro da garantia. Geralmente por terem sofrido algum dano pelo usuário.

Dessa forma você pode optar por qual assistência quer levar para reparo e não necessariamente tem que ser uma autorizada pois já houve perda em garantia e o reparo terá custo.

Nesses casos, como citado no tópico acima, seja assistência técnica autorizada ou especializada você deve ter alguns cuidados que já citamos nesse outro post.

 

Caso tenha alguma dúvida ou sugestão não deixe de nos contactar.

 

Escrito por Vanderlei Oliota

Assine nossa newsletter para receber as novidades